top of page

Agenda X Planner - Quais são as diferenças?

Atualizado: 15 de out. de 2023

Quando queremos começar a nos organizar, encontramos diversos métodos para fazer isso. O principal objetivo é anotar para não correr o risco de esquecer e organizar as tarefas.

Mas, na hora de adquirir sua agenda ou planner personalizada, vem a pergunta: Você procura uma agenda ou uma planner? Muitos ainda não sabem a diferença entre elas, então nesse post vamos tentar esclarecer.



AGENDA

As agendas são mais conhecidas e tradicionais. São como cadernos divididos em dias e meses. Possuem espaço para anotar tudo o que precisamos no cotidiano. Os dias podem ser apresentados de maneiras diferentes ao longo de uma agenda: na maioria cada dia é uma página, em outras pode ter 2 ou mais dias em uma página. Geralmente, já vêm com datas marcadas e por isso, todos os anos é preciso comprar uma nova agenda.

A marcação é delimitada em dias e horas, sendo ideal para organizar os compromissos do dia e para quem quer apenas escrever tarefas e eventos de forma rápida.

Ela não exige nenhuma consideração complexa. Também não requer planejamento. Você só precisa abrir a página certa e anotar o que precisa fazer. Depois, basta consultá-la ao longo do dia. Para quem precisa de algo simples e prático, como um lembrete de seus afazeres no dia a dia.


PLANNER Não se limita a ser um espaço para anotar tarefas e eventos durante o dia. Funciona, como o nome já diz, como um planejador para todos os tipos de planos.

No quesito estrutura, pode se apresentar de muitas maneiras. Alguns contam com espaços para compromissos da semana, listas, rascunhos, tarefas, anotações de hábitos, metas, planos, contas, recebimento, tudo depende do modelo que pode ser: agendamento, pedido, estudo, mensal, semanal, casamento, fitness, entre outros. Podem ou não ter datas. Mas a maioria não possui, sendo capazes servir para mais de um ano e começar em qualquer período. Os planners têm mais espaço e incentivam a criatividade. Mesmo que comece com um produto genérico, você termina com algo exclusivo, que é a sua cara.


QUAL É MELHOR? AGENDA OU PLANNER? Responder essa pergunta não é tão simples. Eles são ferramentas diferentes, com propósitos distintos. Mas podemos apontar dois fatores que ajudam na opção por um deles: 1. Planners podem ser usados, também, como agendas. Você ainda pode utilizá-los para escrever seus compromissos. 2. Você pode ter os dois. Algumas pessoas gostam de planners, mas não querem levar um objeto tão pessoal para o trabalho, por exemplo. Então, elas utilizam uma agenda pequena, de bolso, apenas para anotar compromissos profissionais.


De qualquer forma, só você pode saber quais são suas necessidades.

Por isso, analise bem o que precisa para tomar essa decisão!




Redação - Valeria Z.

Imagens - 1. Wix / 2. 3. RV Artes

Referências: Site Planos Perfeitos e Blog da Paper

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page